A Santificação
“Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor”
Hb 12: 14
Hb 12: 14
Este versículo deve ser analisado da mesma forma que o versículo da página 8.
O contexto demonstra uma mensagem de incentivo aos crentes, e para isso deveriam olhar para Cristo, considerando o que Ele suportou pelos pecadores.
Os crentes ainda não haviam resistido até o sangue Hb 12: 4, e deveriam ter na lembrança a exortação que os admoesta e chama de filhos. Raciocínio que decorre de Pv 3: 11. Como filho:
a) O cristão não deve desprezar ou desmaiar quando for repreendido por Deus Hb 12. 5;
b) Todos os que são repreendidos é porque foram recebidos por filhos (v. 8). O objetivo do cristão ser repreendido está em permanecer participante da santidade de Deus “... para sermos participantes da sua santidade” Hb 12: 10 ,Seguindo o raciocínio do escritor aos Hebreus, o cristão deve estar tranqüilo, pois “... não tendes chegado ao monte palpável ...” Hb 12: 18, que significa estar debaixo da lei mosaica. Antes, o cristão chegou ao monte Sião, que representa a graça divina.
Em meio a estes pensamentos temos:
a) Deus nos disciplina como a filhos, pois qual filho há a quem o pai não corrige? O proveito em ser corrigido pelo Senhor é o de tornar-se participante da sua santidade! Como somos santificados, então? Ao nos tornarmos filhos, e não através daquilo que fazemos!
b) “Considerai aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não canseis, desfalecendo em vossas almas” Hb 12: 3; A idéia introduzida neste versículo se encerra no versículo doze: “Portanto, levantai as mãos cansada...” Ao considerar a Cristo e a oposição que suportou, advém algumas determinações elencadas no versículo três:
levantai as mão cansadas;
levantai os joelhos vacilantes;
fazei veredas direitas;
segui a paz;
segui a santificação;
segui a paz;
segui a santificação;
tende cuidado;
não seja devasso ou profano.
Se não observar a idéia geral do texto, o leitor acaba por considerar que a santificação decorre do que o homem faz quanto a essas determinações. Observe: “Considerai” a Jesus “para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas” (...) “portanto, levantai as mãos cansadas...” Aquele que considera a oposição a que Cristo foi submetido, acaba por levantar as mãos, mesmo que cansadas, e é este o objetivo apontado pelo apóstolo: “para que não vos canseis”.
Entre as determinações temos: “Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor” Hb 12: 14. Para entender as determinações apregoadas pelo apóstolo que escreveu aos Hebreus é preciso entender a extensão do significado da palavra “seguir” neste contexto bíblico.
O 'seguir' neste contexto personifica a 'paz' e a 'santificação'. Observe este salmo:
“Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a”
Sl 34: 14.
O texto da carta aos Hebreus vem em um crescente de idéias que se somam desde o versículo três. O escritor solicita aos irmãos para considerarem a Jesus e o quanto ele suportou de oposição dos pecadores.
O objetivo que o apostolo quer atingir é: para que não canseis (v. 3). Ao concluir a idéia no versículo doze temos: levantai as mãos cansadas! A determinação de 'não canseis' deve atingir a totalidade do homem: mãos, joelhos e pés! Estes membros, por sua vez, são os responsáveis pela movimentação do homem, o que remete a veredas, desviar e seguir (v. 12 e 13).
O seguir a paz diz da disposição que devem ter os discípulos em seguir as pisadas de seu mestre. O cristão deve seguir a Cristo, que é a nossa Paz, considerando aquilo que ele sofreu. Compare: “Pois ele é a nossa paz, a qual de ambos os povos fez um, e destruiu a parede de separação, a barreira de inimizade que estava no meio, desfazendo na sua carne” Ef 2: 14.
Os dois versículos tem idéias distintas com relação a paz: o primeiro fala do caminho que o cristão deve trilhar, um caminho de paz! Aqui não esta dizendo que devemos ter paz com todos, antes que todos devem seguir a Cristo, a nossa paz.
O versículo de Paulo aos Efésios por sua vez fala de paz, entretanto, mostra a paz estabelecida entre os povos que se tornaram cristãos (gentios e judeus), através da morte de Cristo.
O sentido exato sobre o ‘segui a paz’ está expresso em Colossenses: “Portanto, assim como recebeste a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andai nele” Cl 2: 6, diferente do sentido que alguns querem dar e que encontramos em Romanos:“Se for possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens” Rm 12: 18.
Da mesma forma que se diz: ‘segui a paz’, devemos entender o ‘segui a santificação’. Não há neste texto qualquer idéia que dê suporte ao pensamento de que é preciso ao cristão santificar-se gradativamente. O 'seguir' a santificação diz da necessidade do cristão em andar conforme aquele que o santificou.
Neste ponto temos uma ressalva do escritor: “Sem a santificação ninguém verá o Senhor” Hb 12: 14.
Observe os textos seguintes:
“Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” Jo 3: 3.
“Sem a santificação ninguém verá o Senhor” Hb 12: 14.
“Bem aventurado os puros de coração, porque eles verão a Deus” Mt 5: 8.
Com esta comparação pode-se observar que a Santificação só é alcançada através da filiação divina, e não através de esforços do homem, ou em cooperação com Deus.
Alguns consideram que o homem é santificado através de uma renuncia pessoal do pecado ao, ou através de um auto-julgamento, ou do seguir uma santidade progressiva.
Observe está comparação:
"Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá ao Senhor" Hb 12: 14;
"Foge também dos desejos da mocidade; e segue a justiça,a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" II Tm 2: 22.
Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça,a fé, o amor e a paz.
Seguir a paz e a santificação com todos, é seguir com os que invocam ao Senhor, e por isso receberam um coração puro.
Cristo estabeleceu a Paz e Santificou os Cristão pela fé em seu nome At 26: 18. A santificação é obra exclusiva de Deus por intermédio de Cristo.
Diante desta obra maravilhosa realizada por Deus, o escritor aos Hebreus utiliza-se de um recurso da linguagem: a metonímia. Ele empregou o termo "santificação" em lugar do autor da santificação, dada a possibilidade de associação entre Cristo e a sua obra.
POR . PASTOR MAX
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