quarta-feira, 13 de junho de 2012

QUANDO UM CRISTÃO DEVE DESOBEDECER AO GOVERNO CIVIL?




Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Atos 5:27 ao 29 - E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Quando um governo civil nega ao povo a liberdade de adorar e obedecer a Deus livremente, ele perde seu direito de autoridade divina, assim, o cristão deve se sentir livre e justificado para desobedecer.
Tomas Jefferson acreditava que, quando um governo começa a ser tirano, o cidadão tem o direito e até mesmo o dever de se rebelar contra o seu governo. O cristão, porém, é chamado para colaborar com o governo o máximo possível. Jesus não convocou uma revolução contra Roma, apesar dela ser uma subjugadora e opressora de Israel. Por outro lado, os apóstolos se recusavam a obedecer a uma ordem de não pregar e ensinar o nome de Jesus [Atos 5:27 ao 29]. Sempre que o governo civil proíbe a prática de coisas que Deus nos ordenou fazer, ou nos diz para fazer coisas que são contrarias às que Deus nos mandou, então nós estamos com toda a razão para desobedecer a esse governo. Obediência cega ao governo não é correto, mesmo que possa ser difícil e custoso, nós todos devemos nos reservar o direito de dizer não às coisas que nós consideramos opressivas ou imorais. 

PASTOR MAX CASTRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário