Texto: I Tessalonicenses 2:1-13
1- Porque vós mesmos sabeis,
irmãos, que a nossa entrada entre vós não foi vã;
2- mas, havendo anteriormente
padecido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a confiança em
nosso Deus para vos falar o evangelho de Deus em meio de grande combate.
3- Porque a nossa exortação
não procede de erro, nem de imundícia, nem é feita com dolo;
4- mas, assim como fomos aprovados
por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não
para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
5- Pois, nunca usamos de
palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos.
Deus é testemunha,
6- nem buscamos glória de
homens, quer de vós, quer de outros, embora pudéssemos, como apóstolos de
Cristo, ser-vos pesados;
7- antes nos apresentamos brandos
entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos.
8- Assim nós, sendo-vos tão
afeiçoados, de boa vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho de
Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto vos tornastes muito
amados de nós.
9- Porque vos lembrais, irmãos,
do nosso labor e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não
sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
10- Vós e Deus sois testemunhas
de quão santa e irrepreensivelmente nos portamos para convosco que
credes;
11- assim como sabeis de que modo
vos tratávamos a cada um de vós, como um pai a seus filhos,
12- exortando-vos e
consolando-vos, e instando que andásseis de um modo digno de Deus, o qual
vos chama ao seu reino e glória.
13- Por isso nós também, sem
cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de
Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas
(segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que
credes.
Neste texto o apóstolo Paulo nos esclarece
acerca de dois aspectos que distinguem o ministério da pregação do Evangelho do
Reino de Deus: é a tarefa mais difícil e
árdua dentre todos os labores do mundo;
é o trabalho mais gratificante e glorioso que se pode fazer neste
mundo!
Ao mesmo tempo que deixa claro as dificuldades e
desafios que enfrenta um pregador, esclarece também a gratificação que este
colhe quando cumpre bem o seu ministério.
Aprendamos, então, acerca deste difícil mais glorioso ofício com o
relato do querido servo do Senhor Jesus:
a) O MINISTÉRIO DA PREGAÇÃO É
ÁRDUO COMO A LUTA DE UM SOLDADO
v. 2 “havendo anteriormente padecido e sido maltratados
em Filipos, como sabeis, tivemos a confiança em nosso Deus para vos falar o
Evangelho de Deus em meio de grande combate”
Atos 16 narra as dificuldades
enfrentadas por Paulo e Silas em Filipos.
No capítulo 17 encontramos as informações que Paulo aqui considera
conhecidas dos tessalonisences. Durante
três semanas pôde pregar na sinagoga daquela cidade. Alguns judeus creram, muitos gentios e muitas
mulheres de posição (At 17:4).
Isto gerou ciúmes e mobilizou uma multidão de judeus enfurecidos e de
“homens maus e vadios”.
Paulo e Silas deixaram Tessalônica de noite,
evitando as represálias dos enfurecidos judeus.
Foram-se para Beréia.
Ser pregador é ser
soldado da linha de frente!
II Tm 2:3-4
“Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com
negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.”
II Tm 4:7 (o soldado que encerra a
carreira) “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
b) O PREGADOR PRECISA RESISTIR ÀS
TENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO MIN.:
i. a tentação de querer ser agradável aos homens: v. 4 “assim falamos não para agradar aos
homens, mas a Deus, que prova os nossos corações”
Jeremias 28:
Hananias X Jeremias Ambos profetizam na casa do Senhor, na
presença dos sacerdotes e de todo o povo.
Hananias afirma: “Assim fala o
Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel:
Eu quebrarei o jugo do rei da Babilônia.
Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os
utensílios da casa do Senhor... bem como todos os cativos...” nos vs. 15 e 16 Jeremias profetiza ao profeta
Hananias: “Ouve agora, Hananias, o
Senhor não te enviou, mas tu fazes que este povo confie numa mentira. Pelo que assim diz o Senhor: eis que te lançarei de sobre a face da
terra. Este ano morrerás, porque
pregaste rebelião contra o Senhor”.
(dois meses depois este morreu)
- evitando assuntos que incomodam,
- rebaixando padrões morais
estabelecidos na Bíblia, etc.
- usando palavras lisonjeiras (vs. 5a)
ii. a
tentação de agir com intuitos gananciosos (5b) “nem agimos com intuitos gananciosos” Paulo fala do seu labor dia e noite (talvez
fazendo tendas) para não serem pesados aos crentes. Estavam prontos a compartilharem suas
próprias vidas!
I Pedro 5:2
“apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas
espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa
vontade”
iii. a
tentação de buscar glória de homens
(6) “nem buscamos glória de
homens”
Lc 6:26
“Ai de vós quando todos os homens vos louvarem! Porque assim faziam os seus pais aos falsos
profetas”
c) O PREGADOR PRECISA
RECONHECER QUE SEU CARÁTER É SEU BEM MAIS PRECIOSO!
v. 10 “vós e Deus sois testemunhas de quão santa e
irrepreensivelmente nos portamos para convosco que credes...”
Pv 22:1 “Mais digno de ser escolhido é o
bom nome do que muitas riquezas...”
Ec 7:1
“Melhor é o bom nome do que o melhor unguento...”
Uma citação
usada por uma aluno, de um comentário de A. N. Mesquita: “O que me rouba a bolsa, rouba um pedaço de
pano, mas o que me rouba o meu bom nome, rouba-me do que mais me enriquece e
deixa-me inteiramente pobre.”
d) O PREGADOR DEVE DESEMPENHAR BEM OS TRÊS
OBJETIVOS DA PREGAÇÃO:
v. 12 “exortando-vos e consolando-vos, instando que
andásseis de um modo digno de Deus...”
i.“exortando”: encorajar para uma determinada
linha de comportamento.
ii.“consolando”:encorajar a continuar num tipo
de conduta.
iii.“instando”: convocar para testemunhar, convocar
solenemente.
Conclusão: quão difícil, porém gloriosa é a tarefa de pregar o
evangelho. O vs. 13 expressa esta dupla característica:
“...havendo recebido a palavra de Deus que de nós
ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas como palavra de Deus, a
qual também opera em vós que credes.”
por. pr max millian
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