sexta-feira, 8 de junho de 2012

É Hora de Decisão no Vau de Jaboque





"Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, sua duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. (...) ficando ele só; e lutava com ele um homen, até o romper do dia.

Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; desloucou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homen. Disse este: deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.

Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

Àquele lugar chamou Jacó, Peniel, pois disse: Via a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. "(Gênesis 32:22-31)

Todos conhecemos a história de Jacó, que segundo a Bíblia, ao nascer, recebeu este nome, pelo modo que saiu do ventre de sua mãe:

"E, depois, saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó." (Gênesis)

Logo depois, Jacó enganou seu pai Isaque, usando da astúcia e mentira para roubar o direito da primogenitura de seu irmão Esaú:

"E ele disse: Veio teu irmão com sutileza e astúcia e tomou a tua benção.Então disse ele: Não foi o seu nome justamente chamado Jacó? Por isso, que já duas vezes me enganou..." (Gênesis 27:35,36)

Alguns anos depois, Jacó, que fugira do seu lar, devido a ameaça de morte feita a ele por Esaú, a caminho da reconciliação com o mesmo, passa o Vau de Jaboque e luta com um anjo.

O Vau de Jaboque é lugar de mudança de caráter. É onde podemos decidir se queremos continuar tentando enganar a Deus e a nós mesmos, estagnados numa vida cheia de pecados ocultos ou nos entregamos 100% e rasgamos nossos corações diante Dele para sermos verdadeiramente transformados. 


Foi ali que Jacó resolveu sepultar o seu 'eu',  e decidiu largar o engano, a mentira, a astúcia que o acompanhava desde o seu nascimento.  Ali o Anjo do Senhor mudou o seu nome para Israel, que significa: 'aquele que luta com Deus'. 

O Senhor mudou o seu nome: agora, o antes chamado Jacó (enganador), se chama Israel (o que luta pela presença de Deus).

Creio que nós, como Igreja temos muito a aprender com este passagem bíblica. Pois a Igreja Evangélica têm passado momentos difícies e lamentáveis, com o envolvimento em escândalos variados, péssimos testemunhos e outros tristes fatos que insistem em tentar manchar a imagem da Noiva de Cristo perante o mundo.

Quando então, tomaremos posição ante estes tristes problemas e passaremos, como Jacó, no 'vau de Jaboque', dispostos a deixar os embaraços deste mundo e lutarmos para ver Deus face a face?

É hora de decisão. 


O Senhor precisa mudar completamente o nosso caráter e a Igreja precisa seguir urgentemente o exemplo de Jacó. 

É preciso muita coragem para mudarmos o nosso nome, sepultar os nossos erros e mostrar ao mundo uma verdadeira transformação de vida.

Ainda que o Anjo do Senhor, também toque 'a juntura de nossa coxa' e que mesmo 'mancando' possamos sepultar o Jacó (todo engano e mentira) e renascermos como o 'verdadeiro Israel de Deus'.

Vivendo como Igreja santa, vitoriosa e longe de todo recurso humano, somente dependendo da grande e poderosa presença do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário