domingo, 20 de maio de 2012

Terra = Homem






O homem foi criado perfeito antes de seu pecado, assim como a terra foi formada perfeita, entretanto, Satanás havia transgredido lá no céu, por isso ele foi precipitado a este planeta.



“Do mesmo modo que Deus não criou a terra vazia, mas a formou para que fosse habitada, assim também fez com o Homem, formando-o para que o Espírito o habitasse. Dotado de livre arbítrio, o homem foi e sempre será livre para seguir seu próprio caminho. Pode, ainda, participar da vida eterna (Gn 2.17) “Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.”(NVI). Todavia o homem foi despertado para o que se chamou mal. Assim, percebeu que estava nu, desprovido. Daquele momento em diante não houve mais inocência. E como disse H. Roden, já não eram animais inocentes, eram seres humanos culpados. Vítima de sua decisão incorreta, sofreu uma alteração em sua vida espiritual. Tornou-se, também, sem forma e vazio. Necessitava, como a terra, de uma recriação para que se igualar ao propósito descrito em ser habitado pelo Espírito de Deus.” (Isaias 45.18) “Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.” (NVI) .

Há semelhança entre o que aconteceu com a terra e com o homem.

Fazendo um paralelo

I. O homem foi criado perfeito antes de seu pecado, assim como a terra foi formada perfeita (Gn. 1.1) “No princípio Deus criou os céus e a terra.”(NVI) ; entretanto, Satanás havia transgredido lá no céu, lê-se (Is. 14.12-14) “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo .”(NVI) , por isso ele foi precipitado a este planeta. Como conseqüência, houve uma terrível devastação (Gn. 1.2a) “Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo...”(NVI) . Mas Deus tinha um projeto para esta terra e, sendo assim, o Espírito Santo passou a se mover sobre a face das águas e deu principio à restauração e finalização da criação (Gn. 1.2b,3) “...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.”(NVI) .

II. Quando o homem desobedeceu, querendo “também” ser igual a Deus (Gn. 3.4a,5) “Disse a serpente à mulher:... Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal .”(NVI) , tipificando o ato de Satanás em (Is. 14.12-14 já citado), “o pecado” foi precipitado na existência (corpo, alma e espírito) do homem transformado-o em catástrofe. Ao lermos em (Ap. 3.20) “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”(NVI) – entende-se que o Espírito Santo se movendo sobre a face das águas (“sobre o homem decaído”) aguardando que este homem dê a permissão para obra de Deus através da sua conversão em Cristo Jesus. Ao confessa-Lo e crendo, leia-se (Rm. 10.9) “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo (reconstruído; restaurado).”(NVI) , o processo de reconstrução é selado pela compra de nossa posse (vida) por Cristo Jesus pelo preço de “Seu próprio sangue lá na cruz.”

(II Co. 4.6,7) “Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”( “...: “Haja luz”, e houve luz.” Gn. 1.3 ), ele mesmo brilhou em nossos corações ( “Vocês (salvos) são a luz do mundo.” Mt.5.14 a ), para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.”(NVI).

Concluindo:

Quando o homem aceita Cristo para fazer morada nele, o Espírito se move e ocorre uma total transformação. Este homem é restaurado à imagem e semelhança de Deus em retidão, caráter, pureza, santidade, etc... como o era no Éden antes de sua queda. 

Um comentário:

  1. Excelente reflexão Pr.Max. Que DEUS continue dando-lhe cada vez mais poder, unção, discernimento, sabedoria no nome de JESUS!.
    Luíza

    ResponderExcluir