sexta-feira, 13 de setembro de 2013

HOJE É SEXTA FEIRA 13? E DAÍ?






E, estando Paulo no meio de Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos” (At 17.22)

Sempre do fim para o inicio de um novo ano, as pessoas que se dizem videntes começam a esboçar pressentimentos, superstições e adivinhações, dizendo como será o início e fim de cada ano. Superstição é um sentimento que vem a mente de muitas pessoas, induzindo-as ao caminho do erro, principalmente aqueles indivíduos que são ligados a seitas que cultivam esse tipo de sentimento. Para isso é necessário que tenhamos discernimento espiritual e compreender o que é superstição e o que não é, e ainda saber qual o conceito bíblico sobre o assunto.

1. Significado
A palavra superstitione (um substantivo feminino).
1.1. A palavra deriva-se do latim, supersto, que significa “pairar por cima”, “ameaçar”, dando a entender algum tipo de temor ou receio religioso, em face do desconhecido, ou de forças naturais potencialmente negativas, como os deuses, a sorte, o destino. No grego a palavra é deisidamonia, ela está presente em (At 17.22) a palavra se refere temor aos demônios, aos espíritos malignos.

1.2. É um sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento falsos deveres ao receio das coisas fantásticas e a confiança em coisas ineficazes o que chamamos também de crendice. Crenças em presságios (fato ou sinal que prediz o futuro ou indício de acontecimentos futuros) tirados de fatos puramente fortuitos (casual, acidental, eventual, imprevisto) fundado em qualquer coisa. 

2. Definição geral
Podemos definir os termos de uma forma clara e objetiva: como uma crença no sobrenatural, mas motivada pela ignorância e temor, refletindo uma visão irracional da realidade. Esses vocábulos também podem indicar as práticas que resultam essas crenças, por exemplo: A magia negra, bruxaria, os ruídos supostamente produzidos por espíritos, e coisas semelhantes, podem ser consideradas como manifestações da atitude supersticiosa.

3. Animismo (Antrop. Filos.)
3.1. Animismo: pensamento, ou sistema de crenças em que se atribui a seres vivos, objetos inanimados e fenômenos naturais, como: plantas têm alma e objetos têm vida, passando assim adorar tais coisas, reverencia fazendo oferendas etc.
3.2. Fetiches: são objetos animados ou inanimados, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder e se presta culto, ídolo, manipanço (ídolo africano) (amuleto, talismã). Pessoas que se venera sem conhecimento.

4. Habitual Superstição
Amuleto(pequeno objetos, figuras, medalhas, figas etc.) que desde a antiguidade, alguém traz consigo ou guarda por acreditar em seu poder mágico passivo de afastar desgraças, malefícios; Talismã é a crença no afastamento dos maus espíritos apenas pelo uso de certos objetos.Talismã preservativo (objetos que se atribui poderes de magia ativa que acreditam ter seus desejos realizados nele), como datas números ímpares, fitinhas do senhor do bom fim, aparecida para dar sorte, a cruz para espantar o diabo, o patuá, pé de coelhos, figas no pescoço, ferraduras atrás da porta etc. Tudo isso não passa de uma intervenção diabólica, procurando atrair pessoas a acreditarem em coisas que verdadeiramente não tem sentido.

5. Superstições supostamente bíblicas
5.1. Algumas pessoas têm superstição com números e alega que na bíblia tem números ímpares e pares como o número sete, doze, e outros. Os judeus não consideram a segunda - feira como um bom dia para negócio, sabemos que as bênçãos divinas não dependem de datas, pois, existem pessoas que consultam especialistas em numerologia para saber qual será o número da sua casa, de maneira que esse venha lhe trazer sorte.

6. Inversão de valores
Existem pessoas que confundem ou procuram acrescentar a sua fé com objetos e ações pensando está protegida (o), por ex: escapulário (tira de pano que frades e freiras de alguma ordem usam sobre os ombros, pendente no peito ou bentinho). Nada disso traz proteção nem segurança. Alguém pode questionar, porque Deus mandou confeccionar a arca da aliança? A arca da Aliança era proteção e presença de Deus no meio do seu povo, mediante a obediência a Ele. É importante ressaltar que certa ocasião quando os filhos de Israel pecaram a arca da aliança foi tomada (I Sm 4.11), ou seja, esta é uma prova que só a arca não traria proteção, pois, ela representava a glória de Deus, e enquanto eles obedeciam, Deus os protegiam e os faziam prosperar (II Sm 6.11,12). Semelhantemente a serpente de metal que nada podia fazer sem a operação divina (Nr 21.4-9), pois de forma equivocada era considerado pelos israelitas um deus (II Rs 18.4). O episódio da serpente de bronze não serve de sustentação para os que tentam justificar o uso de ídolos no culto a Deus, por pelo menos três razões: Em primeiro lugar, porque a serpente de bronze não era um objeto para culto. Ela só foi ganhar significado idolátrico tempos depois de Moisés, e quando aparece como objeto de idolatria, é destruída. O rei Ezequias a despedaçou. Nesse tempo, a serpente recebera o nome de Neustã, que significa no hebraico pedaço de bronze. Ou seja, o rei estava, sob a orientação divina, querendo dizer que a serpente não era nada mais do que um simples objeto que não deveria nunca ganhar contornos de veneração: “E fez o que era reto aos olhos do Senhor” (II Rs 18.3).

7. Cuidado com as crendices
Há muitos crentes que creem estar protegido apenas por manter a bíblia aberta nos Salmos 91, isso não nos trás proteção; podendo transformar a nossa fé em superstição, a nossa confiança e fidelidade está em Deus. (Js 1.8; I Jo 5.4). Temos um exemplo (At 19.13) que os exorcistas judeus invocaram o nome do Senhor para expulsarem os espíritos malignos, e foram envergonhados, porque não era simplesmente pronunciar o nome de Jesus. Outros tipos de crendices que é muito natural ultimamente, como a rosa ungida, passarem pelo túnel da fé, água milagrosa, lenço e lençóis ungidos, fogueira santa, palmeira ungida, óleo de Israel ungido, sapato ungido, água salgada para ungir os móveis e eletrodomésticos, martelos ungidos, banho de água e sal, entre outros. (Tenham cuidado para não enveredar por esses caminhos, não joguem água de sal nos seus eletrodomésticos, pois podem provocar um incêndio ou um choque). Essas coisas são manipuladas pelos os meios de comunicações nos nossos dias. Advertimos aos amados para não serem enganados (Mc. 7:7; I Tm. 4:1; Hb. 13:9). Uma mulher foi induzida a misturar água com sal e aspergir sobre os seus móveis e eletrodomésticos para espantar os maus espíritos, você sabe qual foi o resultado? O aparelho pegou fogo e o prejuízo foi total. Pois quem a orientou não sabia que o sal é um grande condutor de eletricidade. 

A superstição independente de sua origem é nociva e prejudicial à fé cristã, devemos ter cuidado para nada acrescentar, além da palavra de Deus, pois só Deus pode guardá-lo de todos os males desta vida (Sl 121 e 124). Leia o salmo 91 de 1 a 11 com bastante atenção. 

lembre-se de uma coisa muito importante , voce esta seguro em Deus , guardado no SENHOR , descanse e saiba que ele é o suficiente para tudo que voce precisa nessa vida.

Nn 23.22,23Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário