sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como ganhar almas




Como ganhar almas? Parte I




A pergunta que dá título a este texto é típica de cristãos novos convertidos que desejam respondê-la pela primeira vez e, também, de cristãos mais maduros que querem espiar para relembrar velhos conceitos de grande valor. Os princípios são básicos e essenciais para uma boa colheita espiritual. Para darmos a devida atenção ao tema, publicaremos este artigo em 4 partes. Em cada uma você encontrará 3 maneiras de “COMO PODEMOS GANHAR ALMAS”. É excelente para compartilhar com pequenos grupos e ministérios evangelísticos. Confira!

Como podemos ganhar almas?


1) Com amor: Deus amou o mundo de tal maneira, que decidiu entregar seu único filho para que toda a humanidade fosse salva por meio dele (Jo. 3:16). Jesus, “vendo a multidão, teve compaixão deles” (Mt. 9:36). Paulo não se cansava, constrangido pelo amor de Cristo (Rm. 8:39). Se compararmos a atitude dos judeus e a de Jesus diante da mulher adúltera, notaremos a grande diferença que faz o amor: “Nem eu tão pouco te condeno” (Jo. 8:11). Além de não condená-la por seus pecados, Jesus a libertou e a advertiu para que abandonasse sua vida de pecado. Não será por falta de bons exemplos que deixaremos de agir com amor.

2) Com um ambiente acolhedor: Em muitas ocasiões, quando alvoroçado pelas multidões e curiosos que havia no meio do povo, Jesus se retirava ou pedia para ficar a sós com quem desejava conversar ou realizar milagre. Um ambiente acolhedor, onde a pessoa com quem desejo falar se sinta livre para abrir-se e dar atenção ao que está sendo dito é uma escolha estratégica. Quando estiver em um local público, que não forneça privacidade, anuncie o evangelho de forma dirigida, sem alardes, para não gerar constrangimentos desnecessários. Lembre-se, o Espírito Santo de Deus é o responsável por convencer todo ser humano, do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8).

3) Com atenção à idade, ao sexo e à cultura: Jesus escolheu e chamou seus discípulos de uma forma específica. Durante seu ministério também atraía as crianças. Jesus foi recebido na casa de Maria, que ficou atenta às suas palavras (Lc. 10:39). Jesus se aproximou dos fariseus. Aos doze anos de idade, foi encontrado assentado entre os mestres, ouvindo e perguntando, e os que o ouviam ficavam perplexos (Lc. 2: 46 e 47). Inicialmente você pode procurar pessoas de sua idade e sexo, isso pode facilitar o relacionamento e comunicação do evangelho. Se você possui mais prática e maturidade, não se esqueça de adequar seu vocabulário, estratégia e ambiente quando falar com pessoas de idades, sexo e culturas diferentes. Observe mais antes de sair falando tudo o que vem à cabeça.
Esses princípios foram extraídos do livro “Esforça-te para ganhar almas”, de Orlando Boyer, pela Editora Vida, e pode ser adquirido em nossa livraria Salva Vidas. Na próxima semana abordaremos mais três tópicos, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário